RadioEduca Web

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

UM ESTUDO APROFUNDADO SOBRE OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES

A PARTIR DAS 8h 




Os doze trabalhos de Hércules estavam voltados para as tarefas que o jovem deveria realizar, se quisesse evoluir em direção à verdade e tornar-se criador.

É emblemático que ele fosse um homem fortíssimo e que, no entanto, em todos os trabalhos sua força física se revelasse inútil. Ou seja, o mais forte dos mortais teria de realizar tarefas dificílimas, abrindo mão de sua força física. Por outras palavras, teria que aprender a trilhar não o caminho da brutalidade, mas da iluminação e da sensibilidade.

É importante observar que era para os gregos um herói nacional e modelo de conduta, especialmente para os jovens. Isto significava que desde cedo o jovem aprendia a abrir mão da força bruta e do instinto cego, e a desenvolver sua sensibilidade, intuição e civilidade.

Mais ainda, Hércules somente obtinha sucesso em suas empreitadas quando ajudado pela deusa Atená, que significava a sabedoria, por Eros, símbolo do amor, e por Hermes, que lhe dava os caminhos da inteligência e da sensibilidade.


Autor Viktor D. Salis

VIKTOR D. SALIS nasceu em Atenas-Grécia.Formou-se em Psicologia em 1971 pela Puc-SP e estudou Epistemologia Genética com Jean Piaget em Genève-Suiça, onde completou seu primeiro doutorado em 1977, voltado ao desenvolvimento ético e social da criança e do adolescente.

Em 1981 estudou “A ética dos mitos da Paidéia na formação do homem grego na Antigüidade” com Igor Caruso na Universidade de Salzburg, obtendo seu segundo doutorado.

Editora Universidade Falada
Áudio Narrado pelo Autor
Tempo de duração 95 minutos

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

POEMAS E CARTAS DE GIBRAND : AUTOR DE "O PROFETA"

PS: As cartas do audiobook foram retiradas do livro de Paulo Coelho  "As Cartas de Amor do Profeta"...