RadioEduca Web

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Sinfonia n.º 5 (Beethoven)

Capa da 5.ª Sinfonia. A dedicatória ao Príncipe Lobkowitz e ao Conde Rasumovsky é visível.
Características
CompositorLudwig van Beethoven
Época de composição1807-1808
Estreia22 de Dezembro de 1808,Viena
Especificações técnicas
Tonalidadedó menor
TipoSinfonia
CatalogaçãoOpus 67
Duração30 minutos
Instrumentaçãoflautim, 2 flautas, 2 oboés, 2clarinetes, 2 fagotes,contrafagote, 2 trompas, 2trompetes, 3 trombones,típanos, cordas




Trata-se da primeira sinfonia do autor composta em tonalidade menor, o que só voltaria a acontecer em 1824 com a Sinfonia n.º 9, em Ré menor op. 125. A Sinfonia n.º5 em Dó menor ainda hoje é considerada como um "monumento" da criação artística.
Os quatro movimentos constituem a particularidade de uma homogeneidade orquestral, sendo que, ao mesmo tempo, um exemplo de alternância. O primeiro andamento, revelando grande tensão, tensão essa denunciada pelas cordas, eleva um dramatismo extremo. O segundo andamento revela solenidade; uma marcha fúnebre que se eleva pela sua emoção e beleza. O terceiro andamento, uma crispação. O quarto andamento: magnificência.

sábado, 8 de junho de 2013

A Diretora da E.M.E.F. Otávio Reis dá entrevista sobre os projetos desenvolvidos na escola


    A Diretora da Escola Otávio Reis Zaida Lagranha dá entrevista na Rádio Gazeta de São Jerônimo, por ocasião do 49º aniversário da escola e relata os projetos desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Educação, através do Projeto RADIOEDUCA: Produções de Literaturas de Cordel e de Radionovelas que irão ao ar no mês de agosto.